Ilustrador recria fotos históricas com super-heróis. Confira

E se a história e a ficção se misturassem?

Por Morgana Gomes | Fotos: Agan HarahapAdaptação web Caroline Svitras

Isso parece impossível? Nem tanto, ao menos para o fotógrafo e ilustrador Agan Harahap. Natural da Indonésia, ele criou uma série de divertidas imagens, devidamente manipuladas no Photoshop, que mostram super-heróis e personagens da ficção científica em cenas históricas do século 20.

Diante de suas fotos, aqueles que conhecem os fatos mais importantes vivenciados pela humanidade poderão se divertir, fantasiando as possíveis consequências da interferência dos super-heróis. Com certa licença lúdica, a brincadeira pode até se tornar séria se partirmos da premissa que sempre existiram lendas, histórias, imagens e pinturas, até que surgiram as histórias em quadrinhos que, por sua vez, não fazem parte da história, mas ajudaram a mudá-la, principalmente como objeto de propaganda.

Fazendo uma maior reflexão, tanto sobre os fatos reais quanto em relação à manipulação dos grandes atores que determinam os caminhos da história, a partir das imagens que seguem, podemos arriscar a “reescrever” novas versões – tanto quanto já fizeram, e ainda fazem, os super-heróis!

Como teria sido a reação da tropa aliada, diante da presença do Homem-Aranha no confronto da Avenida Paris, durante a libertação da França, em 1944?
Como teria sido a reação da tropa aliada, diante da presença do Homem-Aranha no confronto da Avenida Paris, durante a libertação da França, em 1944?
Orientation: 1
« 1 de 4 »