Conheça 10 efemérides do mês de fevereiro

Por redação Leituras na História | Adaptação web: Raíssa Jorgenfelth

Efemérides são fatos que aconteceram em um determinado dia em diferentes anos. Conheça 10 fatos curiosos que aconteceram no mês de fevereiro em diversos anos.

3 de fevereiro de 1468 –

Morre na cidade alemã de Mainz, Johannes Gensfleischzur Laden zun Gutenberg, considerado o pai da imprensa. A ele é creditado a invenção dos tipos de móveis de chumbo fundido, que deram grande versatilidade ao processo de elaboração de livros e outros trabalhos impressos, permitindo, assim, sua massificação.

4 de fevereiro de 2004 –

Um gigante da internet, a rede social Facebook, era lançada em um dia como este, pelos colegas de quarto da Universidade de Harvard Mark Zuckerberg, Eduardo Saverin, Dustin Moskovitz  e Chris Hughes.

8 de fevereiro de 1828 –

Nascia em Nantes, França, o escritor Júlio Verne, famoso pelas suas histórias de aventuras. Ele ficou muito conhecido pela série VoyagesExtraordinaires e, entre seus livros mais conhecidos, estão: Viagem ao Centro da Terra e A Volta ao Mundo em Oitenta Dias, esta última considerada sua obra mais importante.

12 de fevereiro de 1809 –

Nasce em Shrewbury, na Inglaterra, Charles Robert Darwin, naturalista, autor do livro A Origem das Espécies e um dos cientistas mais importantes da História.

14 de fereveiro de 2003 –

Morria na Escócia a ovelha Dolly, o primeiro mamífero a ser clonado com sucesso a partir de uma célula adulta. Ela foi abatida para evitar uma morte dolorosa por infecção pulmonar sem cura.

17 de fevereiro de 1922 –

O movimento que marcou que marcou o início do modernismo no Brasil, a Semana de Arte Moderna, realizada no Theatro Municipal, em São Paulo, chegava ao fim e entrava para a história.

19 de fevereiro de 1972 –

Pela primeira vez os brasileiros puderam acompanhar uma transmissão pública de TV em cores. O marco na história televisiva do país teve como palco a Festa da Uva, no Rio Grande do Sul.

21 de fevereiro de 1848 –

Em um dia como este, no ano de 1848, O Manifesto Comunista, escrito por Karl Marx, com a ajuda de Friedrich Engels, era publicado em Londres por um  grupo de socialistas revolucionários de origem alemã, conhecido como ‘Liga Comunista”.

24 de fevereiro de 1891 –

Foi promulgada a primeira constituição brasileira, que vigorou durante toda a República Velha, sofrendo uma pequena alteração em 1927. Os principais autores do texto foram Prudente de Morais e Ruy Barbosa.

29 de fevereiro de 1932 –

Nasce, no Rio de Janeiro, o cartunista Magalhães Gomes Jaguaribe, mas conhecido como Jaguar, fundador do jornal O Pasquim – reconhecido pelo diálogo entre o cenário da contracultura da década de 1960 e por seu papel de oposição ao regime militar.

Adaptação do texto 5 fatos importantes da primeira quinzena de fevereiro e 5 da metade final do mês

Fotos: Revista Leituras da História Ed. 90

Leituras da História Ed. 90