Conheça a verdadeira origem do design do Volkswagen Beetle

Mais conhecido como Fusca no Brasil, o modelo teria sido desenhado originalmente pelo engenheiro judeu Josef Ganz, e não pelo ditador alemão Adolf Hitler como muitos acreditavam

Foto: Reprodução/reddit.com

Embora muitos acreditem que o design do lendário Volkswagen Beetle – mais conhecido como Fusca no Brasil – seja do ditador alemão Adolf Hitler, há indícios de que o desenho original do veículo pertencia ao engenheiro judeu Josef Ganz que já criticava os carros-conceito de 1920 e, em 1930, construiu o primeiro protótipo que tinha um chassi com um motor independente central, eixos oscilantes, suspensão e um corpo aberto em forma de besouro.

Testado pela Mercedes-Benz alemã, o carro que idealizou foi apresentado no Salão do Automóvel de Berlim, cuja abertura foi realizada pelo Führer em fevereiro de 1933. A partir daí, a sorte de Ganz mudou. Proibido pela Gestapo de exercer seu cargo de engenheiro-consultor na indústria automobilística, além de ser preso, assistiu a Fernand Porsche melhorar sua invenção que, a partir de 1937, começou a ser comercializada em uma nova versão. Ao mesmo tempo, na tentativa de apagar qualquer ligação judaica com a história do Volkswagen, os nazistas proibiram qualquer menção a Ganz, principalmente na mídia (na imagem, Porsche apresentando a Hitler o projeto melhorado do carro do povo).

Revista Leituras da História | Ed. 90