Veja o que aconteceu na História no mês de julho

Da Redação | Foto: Henri Szwarc/Bongarts/Getty Image | Adaptação web Caroline Svitras

5 fatos importantes da primeira quinzena de julho…
Acervo do Museu da República

2 de julho de 1922 – O então presidente da República Epitácio Pessoa (foto) manda fechar o Clube Militar e prender o seu presidente, marechal Hermes da Fonseca. O fato foi considerado o estopim para a Revolução dos Tenentes ocorrida em 5 de julho.

3 de julho de 2001 – É implantado o primeiro coração artificial totalmente autônomo em paciente não identificado, nos Estados Unidos. Chamado de Abio-Cor, ele substitui de forma integral a função de um coração humano.

6 de julho de 1871 – Morre o poeta brasileiro Antônio Frederico de Castro Alves. Expoente da geração romântica, o “Poeta dos Escravos”, como também é conhecido, é patrono da cadeira nº 7 da Academia Brasileira de Letras.

11 de julho de 1987 – Ocorre marcha de 30 mil pessoas, em Brasília, promovida pela União Democrática Ruralista (UDR), contra a proposta de reforma agrária em debate na Constituinte.

14 de julho de 1992 – Estreia a minissérie Anos Rebeldes na TV Globo que influencia na mobilização estudantil em favor do impeachment de Collor.

… e 5 da metade final do mês…

16 de julho de 2000 – Aos 103 anos, morre Alexandre José Barbosa Lima Sobrinho, jornalista, escritor, advogado, historiador, ensaísta e político brasileiro. Ele também presidiu a Associação Brasileira de Imprensa.

17 de julho de 1994 – Brasil é tretracampeão mundial de futebol, com partida decidida pela primeira vez, em 64 anos de história, nos pênaltis. A Itália, também tricampeã na época, isolou a quinta cobrança e o Brasil venceu por 3 x 2.

REX

23 de julho de 1986 – O príncipe Andrew, duque de Iorque, da família real da Grã-Bretanha, casa-se com Sarah Ferguson. Atualmente, ele é o quinto na linha de sucessão britânica

28 de julho de 1938 – Lampião, Maria Bonita e mais 11 cangaceiros sofrem emboscada, sendo mortos e decapitados na Fazenda de Angicos, no atual município de Poço Redondo, Sergipe.

30 de julho de 1906 – Nasce Mário de Miranda Quintana, poeta, tradutor e jornalista brasileiro. Ele traduziu mais de 130 obras da literatura universal, entre elas Em Busca do Tempo Perdido, de Marcel Proust.

 

Revista Leituras da História Ed. 73. Garanta a sua aqui!